Quem sou eu

Minha foto

Eu amo cavalo e quis compartilhar com vocês a minha sabedoria com eles...

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

LAÇO COMPRIDO

                                             oi pessoal hoje nos vamos falar sobre laço comprido
Começaram neste sábado (29) as provas funcionais de laço comprido da raça equina quarto de milha. Pela manhã, os cavaleiros inscritos já se posicionavam na Pista de Provas 1 do Parque de Exposições Assis Brasil para mostrar suas habilidades.
A prova consiste em demonstrar perícia no ato de pegar um bovino pelas aspas, formando uma laçada perfeita. As inscrições foram feitas por duplas (dois cavaleiros), não só gaúchos mas também do Paraná, Mato Grosso e São Paulo. Ana Giudice Azevedo, da Associação Gaúcha do Setor, lembra que o animal "está sendo muito usado para prática esportiva e competição".  
As provas iniciais privilegiaram o laço em estilo gaúcho, ou seja, aquele que é usado costumeiramente nos rodeios. Neste primeiro dia, a competição foi aberta a outras raças, mas a principal participante foi a quarto de milha, despertando o entusiasmo dos assistentes.
Segundo a Associação Brasileira de Criadores (ABQM), o quarto de milha "tem extrema docilidade, conseguindo partidas rápidas, paradas bruscas, grande capacidade de mudar de direção e enorme habilidade de girar sobre si mesmo. É adaptável a qualquer situação, transformando-se em instrumento de força, transporte e difícil de ser derrotado em provas equestres, além de melhorador de plantel. Considerado o cavalo mais versátil do mundo, é usado nas modalidades de conformação, trabalho e corrida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário