Esta história de Team penning (team = equipe/ pen = curral) começou nos ranchos americanos e é um trabalho muito antigo e necessário para a rotina de tratamento dos animais. Era preciso separar o gado para dentro dos currais para a marcação, medicação, ou até transporte. Hoje é uma competição de ritmo acelerado e excitante que dá a uma equipe de três cavaleiros de 60 a 90 segundos (dependendo da categoria) para separar três bovinos numerados de um rebanho de 30, sendo 10 grupos de três bois numerados. No Brasil este tempo, hoje, não é mais de 90 segundos e sim de 120 seg. O tempo começa a ser contado quando o focinho do primeiro cavalo cruzar a linha de partida e termina com a rês no curral.
Um dos três bovinos que foi apartado do rebanho deve ser conduzido para um pequeno curral (pen) do lado oposto da arena. Os competidores devem separar o gado designado a eles, sendo os três bois com o mesmo número, tomando cuidado para não deixar que mais de quatro reses cruzem a linha de partida, o que resulta em desclassificação.
A chave do Trabalho de Equipe. é os três competidores trabalhando em harmonia para separar os respectivos animais designados , e conduzi-los ao curral mantendo o restante do rebanho para trás.
A modalidade foi incluída oficialmente em agosto de 2002, na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (nos eventos anteriores a competição era feita paralelamente).
A raça do cavalo pouco importa, o importante é ter um animal treinado e ágil. Porem, o cavalo mais usado é o quarto de milha, pela sua docilidade e facilidade no manejo do gado. Não importa também se o competidor é novo ou velho, veterano ou pouco experiente, homem ou mulher, a grande sacada é ter os olhos atentos e muita agilidade para guiar o cavalo e conseguir cumprir a tarefa.
Bom, por hoje é só grande abraço e até mais................
Na sela com: Paulo Lemos on Terça-feira, Dezembro 05, 2006 at 23:06 *®*
*
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário